O lançamento polêmico de um hit

O lançamento de ‘A Queda’ da cantora Glória Groove (GG para as mais íntimas) já pode ser considerado um sucesso de público nas plataformas digitais. A música está em primeiro lugar no YouTube e viralizou nas redes. São muitos os motivos que levaram a GG da queda ao topo nesses últimos dias e hoje vamos falar um pouco sobre isso. Mas antes, precisamos conhecer a Lady Leste.

Quem é a Glória Groove?

Glória Groove é o nome da Drag Queen interpretada pelo artista Daniel Garcia. Ele é cantor, compositor, ator, dublador e já fez trabalhos importantes com uma passagem pela Turma do Balão Mágico e como a voz do Aladdin no live action de 2019. 

Talento? Temos!

Glória e Daniel na capa do EP ‘Affair’. Foto: divulgação.

O primeiro single de Glória Groove, chamado Dona, foi lançado em 2015 e acumula 125 mil visualizações no YouTube. Em ‘A Queda’, que estreou faz mais ou menos uma semana, já são mais de 6 milhões de plays só no videoclipe oficial. Parece que a queda da GG levou a cantora ao topo. 

A verdade sobre Glória Groove

Antes do lançamento, alguns vídeos foram lançados no perfil oficial da cantora no Youtube. O primeiro tem o título ‘A verdade sobre Glória Groove’ e dizia que o perfil havia sido hackeado. 

A cantora chegou a falar sobre esse fato nas redes. Entretanto, não passava de uma jogada *genial* de marketing. Os outros vídeos que seguiram também traziam informações como se a GG estivesse envolvida em alguma polêmica que povoava os jornais e portais de fofoca. 

Mas, Rafa, por que isso é genial?

Se acalme, pequeno gafanhoto, eu já explico. A música é uma crítica justamente a esse tipo de conteúdo que se aproveita da queda de pessoas famosas. Em um dos vídeos, a cantora desvia de paparazzi e foge das câmeras. Alguma semelhança com a realidade? 

Além disso, também rolou um teaser do videoclipe já com a identidade visual adotada pela cantora. Todo esse processo ajudou a criar, num primeiro momento, uma curiosidade para conhecer essa ‘verdadeira Glória Groove’ e, num segundo momento, uma expectativa para esse novo trabalho que se diferencia dos outros. 

A Queda de Glória Groove

Vamos começar pelos números? Só no YouTube, já são mais de 6,5 milhões de visualizações em menos de uma semana. A busca pelo nome da cantora explodiu, segundo dados do Google. 

O que explicaria esse sucesso todo? Eu chamo de talento, mas é também uma estratégia muito bem pensada que dialoga com o público da Glória. Falar sobre essa cultura do cancelamento e usar isso para fazer uma crítica foi algo muito acertado. 

Chamamos isso de “sociedade do espetáculo”, ou seja, a mídia cria uma espetacularização para satisfazer nossos fetiches. Tudo é grande, glamuroso e precisa ser postado! Atividades comuns, brigas, separações e “quedas” se tornam o alvo de atenção das pessoas. Esse termo foi criado por Guy Debord se você quiser se aprofundar. 

O bom desempenho desse trabalho também tem outro fator muito importante, que é a presença de Glória Groove no Domingão com Hulk no quadro Show dos Famosos. Se você ainda não viu, trata-se de um show feito por famosos (jura?), no qual os mesmos imitam ícones da música. Já teve até o Fiuk de Amy Winehouse, por exemplo (a redação indica rs). 

Leia também: Como as marcas se posicionam no mundo acelerado

Glória está brilhando no programa de domingo com apresentações que mostram ainda mais a versatilidade de Daniel como artista.

“O que isso tem a ver com ‘A Queda’?”, você poderia perguntar. Tem tudo a ver e presta atenção!

Uma cantora Drag performando na TV aberta é simplesmente icônico. Quando Glória aparece e cativa o público num programa dominical, ela quebra uma bolha e passa a ser um nome reconhecido por pessoas que não costumam ter contato com esse tipo de artista. 

É claro que temos grandes Drags que quebraram essa bolha como a Dona Hermínia ou a Pabllo Vittar, mas essas são a minoria. Agora a gente tem a Glória nesse time também. Amei???

A verdade é que de queda mesmo, só temos o nome porque a dona Glória tá no topo. Ainda não assistiu o clipe? Dá um play aí e conta pra gente o que você achou.  

*respeitável público

Leave A Comment