Blog

Metaverso: o que esperar do universo meta que nos metemos?

Muito tem se falado sobre o tal do metaverso, mas antes de pensar em comprar um espaço virtual, é preciso entender o que é de fato o metaverso. Os ingredientes dessa receita são velhos conhecidos da cultura pop: uma xícara de Matrix, duas colheres de Second Life, meia xícara de livros distópicos e uma pitada de buddy poke (a gosto do freguês), misture bem e coloque uns bons milhões de dólares. Bem-vindo ao metaverso!

Escolha com sabedoria

Começando pelo começo: O que diabos seria esse tal de metaverso?

O metaverso está mais para um conceito que as grandes empresas de tecnologia já vem se espelhando. Por isso, o mundo meta seria uma nova forma de se relacionar com a internet. A navegação seria expandida para 3 dimensões e poderíamos fazer coisas no ambiente virtual com uma experiência mais completa. 

Mas calma, essa mudança toda não saiu da cabeça do Zuckerberg. Esse conceito está longe de ser novo e surgiu na literatura com o livro Snow Crash, do escritor Neal Stephenson, em 1992. No livro, a ideia era de um universo virtual em três dimensões onde nos relacionaríamos através de avatares. Na vida real, a ideia não foge muito disso. 

Tá tudo girando

Imagine ir ao show de uma banda do outro lado do mundo, ou comparecer a uma consulta médica, ou até mesmo ter aulas sem a necessidade de sair de casa, mas com uma experiência muito mais real do que as videochamadas e lives que estamos habituados. 

Esse é o metaverso: nossa nova matrix que possibilita viver experiências do mundo real de forma virtualizada.  

Por que isso é importante? 

Metaverso é algo que já existe bem antes do Facebook. Entretanto, o anúncio do Mark sobre a mudança de objetivo da atual ‘Meta’ fez com que outras muitas empresas investissem nessa realidade, impulsionando o conceito de Metaverso. 

A Nike, por exemplo, já garantiu a venda de tênis virtuais. A Disney também deve entrar nessa onda e até o Banco do Brasil anunciou que vai participar do meta. Por lá, já teve terreno sendo vendido por 2,4 milhões de dólares. Ok, eu ainda não tenho dinheiro pra um terreno inteiro, mas quem sabe um byte? 

vrum vrum

Toda essa movimentação significa que em breve eu, você, seu chefe, seus parentes e seu médico vão se encontrar no metaverso. Por isso, é preciso se manter atento para o que está rolando online e offline. 

Quer entrar em contato com a gente? Clique aqui ou mande uma mensagem no nossos Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Read Post

Maybe You Like